domingo, 23 de novembro de 2008

Baco

Baco, menino do sul, nunca havia tido amigos que considerasse tanto como aqueles que fizera no primeiro ano da Academia de Bellas Artes. Pedro, menino do norte, ao contrário, sempre tivera muitos amigos. No início, um não notava a existência do outro, o que não os impediu de virarem amigos, grandes amigos - pelo menos era assim que Baco os via.

Num golpe de sorte, Pedro e Baco resolveram abrir uma empresa juntos: Galeria Global - como o nome já diz, era uma galeria que expunha obras de arte de artistas do mundo todo. Eles tinham um pacto para manter essa empresa, mas ela era um resultado da amizade, não uma condição para que ela existisse.

Os primeiros meses se passaram bem - Pedro e Baco estavam eufóricos, o início de um empreendimento. Baco, então, era o que mais se satisfazia com a parceria. Como dito, nunca havia tido muitos amigos a que desse tamanho valor como dava a Pedro. Porém, as poucas experiências de Baco quanto a amizade haviam lhe ensinado que sempre há de haver conflitos.

Eis que o primeiro desentendimento surgiu. Por um ruído na comunicação dos dois, Baco não havia entendido Pedro e, possivelmente, a recíproca fosse verdadeira.

Baco não se sentia bem com conflitos fraternais. Também era desconfiado e achou que uma de suas melhores amizades da Academia passaria por tormentos. Pensou, refletiu, sentiu-se mal com a situação: não queria que algo que ele tinha feito acabasse com uma amizade, que, Baco sabia, tinha tomado bastante tempo para se formar.

Pensou em pedir desculpas. Não! O orgulho falou mais alto. E, para piorar a situação, era a amizade entre homens, em que, claramente, sentimentos não se afloram muito facilmente. Baco nem era bom com desculpas. Achava que era um sinal de fraqueza. Mas, no fim, Baco pediu desculpas. Para ele um alívio. Só que não sabia se Pedro entenderia ou sequer consideraria suas desculpas.

A história ainda não teve fim. Baco ainda não tem certeza se não houve mais ruídos na comunicação entre os dois. Baco nem sequer sabe se Pedro não considera o ocorrido simplesmente irrelevante. De novo, Pedro era mais experiente com amizades do que Baco.

Baco remains unconscious of the reply. He still does not know if he managed to blow such a valuable friendship. Baco wihses for the best though. Shouldn't he?

Gianlluca Simi

6 comentários:

Acervo Café Frio disse...

Profundo e, tentei ao máximo, entender os dois. Quem sabe essa história não merece mais palavras?

Felipe Severo disse...

Pois é, aquela velha história: Amigos, amigos, negócios à parte...
Essa história tá precisando de um final, e espero que seja satisfatório!
Ótimo texto, Gian...
Captei a mensagem!

Jornadas de uma Foca disse...

Hummm... eu ganho uma bala se eu acertar de quem se trata o texto?
Very good my dear =D

Liana Coll disse...

poisé, é difícil saber expelir as palavras, mas é necessário às vezes.. sim, sim..
hãan, muito legal..
:)

Anônimo disse...

ótimo texto.
captei vossa mensagem.

Anônimo disse...

postem, por favor.