quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Jardim Camboja


Há alguns dias, meus destinos foram acusados de serem "comuns". Citei Escandinávia, Índia e Japão. Ainda assim - comuns. Mas numa dessas minhas viagens oníricas, encontrei um destino que nenhum guia jamais catalogou. A Phnom Penh cheguei - um destino inusitado, indie, cult, fora de rota, como quiserem. Menos comum.

Sempre ouvi que as janelas eram os olhos do horizonte. Não, mentira! Distorci ditados agora. Porém, cá a verdade: enquanto eu pairava à beira de uma janela sistemática, no terceiro andar de um prédio com muitas ideologias, eu avistei a paisagem mais instigante da minha vida. Não era um mero jardim; nem mesmo é ele considerado como tal por paisagistas, arquitetos, jardineiros, pessoas de green thumbs ou similares. Um amontoado de tocos de árvore há muito sem seiva corrente, tufos de pasto, arbustos secos, galhos e pedras e um lago sem água. Ao avistar aquele jardim, encontrei meu Nirvana mochileiro: o Jardim Camboja.

No Jardim Camboja, não existem flores bem cuidadas nem lagos artificiais com carpas japonesas. Nem sequer há água. O sol fere o solo duro do jardim. A única chuva é a tormenta de filtros brancos e pretos que entulha o [a falta de] gramado. Ele não é bonito, mas é belo! Ele é pós-moderno, é rústico, mínimo. No intervalo induzido das teorias da vida, ele me sussura mantras em khmer. Meus olhos o procuram toda vez que me aproximo da janela. Ele me faz bem.

Eu realmente acho que o Jardim Camboja deveria entrar na lista de pontos "turísticos" da UFSM, quiçá de Santa Maria. Um local planejado, bem pensado, cujos milímetros foram arquitetados em prol de uma paisagem assim...instigante, como já dito. O Jardim Camboja é o melhor exemplo que circunda minha academia. De um lado, a falta de planejar os arredores, os detalhes que confortam uma atmosfera. De outro, a beleza que nasce do relegado, do despercebido. Eis meu jardim: o Camboja. Sujo, pútrido, abandonado. Mesmo assim, lindo...e incomum!

"Nação, Religião, Rei!"

Gianlluca Simi

5 comentários:

o Jão disse...

ponto turístico ja!

imagina só la no guia:

J-

Jardim Camboja: projetado por famosos paisagistas da Europa e composto, propositalmente, de mato alto e tocos de árvores secos tem como objetivo lembrar aos mais desatentos todo o passado bélico do ja longínquo século XX. Por este motivo provém também o nome da obra relembrando o desolado país do sudeste asiático.

Localização: Atrás do prédio 74 da UFSM
Como chegar: se estiver no centro pegar um ônibus universidade 196.
Quanto custa: nada!
Avaliação do guia: *****

=D

bom texto magrao

Anônimo disse...

hahahahaha, muito bom o texto.
mas quero meus créditos pela denominação do local aha.
bela vista, bela vista...

Acervo Café Frio disse...

Jardim Camboja com certeza é um lugar onde me sinto interagido com todas as formas de vida do mundo, desde a mais bela a mais triste, desde a mais colorida a mais cinza, desde o melhor sol ao pasto que cresce com a chuva...
Um lugar do caralho.

Acervo Café Frio disse...

Sei que é chato fazer outro comentário, mas, assim passado algns minutos da leitura parei e pensei: Jardim Camboja, nunca eu lembraria de falar sobre esse explêndido lugar.

Felipe Severo disse...

Nunca estive, mas sempre vi...
Quantas lugares como o Jardim Camboja existem por aí, hein!? Só precisamos abrir um pouco mais nossos olhos às pequenas belezas!