sexta-feira, 24 de outubro de 2008

360° X2


Meu mundo virou de cabeça para baixo, duas vezes, o que pensar a respeito e, principalmente, como agir diante disso são os dois pensamentos que, mais rapidamente, me ocorrem.

Para fim de maior entendimento, devo explicar o que entendo por “mundo de ponta-cabeça”. Uma vez que se o mundo virasse de cabeça para baixo, literalmente, sequer perceberíamos, fica claro, portanto que me refiro à expressão com intenção conotativa. Logo, me refiro às situações que mudam, rápida e radicalmente, nossa forma de ver o mundo que nos rodeia, um evento que nos obriga a ver o mundo sob outra perspectiva. O resultado mais freqüente é a “iluminação”, podendo, contudo, nos deixar “sem chão” (creio, inclusive, que já escrevi sobre isso, embora não seja uma certeza).

Enfim, se o mundo vira de cabeça para baixo duas vezes ele volta para o lugar onde estava a priori? Creio que não. Se pegássemos uma caixa, por exemplo, arrumássemos objetos dentro dela, fechássemos e virássemo-la 360° e, por fim, a abríssemos, os objetos ainda estariam no mesmo lugar, porém, de forma diferente. Em suma, voltamos ao estado inicial com uma visão ligeiramente alterada, evoluída. O fato de nossa visão de mundo voltar para o ponto inicial não muda o fato de que, por um momento, vimos tudo de forma diferente, dessa forma podemos amadurecer.

G. Benaduce

(retirado de Shinsen, 24/10/2008, benaduce.blogspot.com)

6 comentários:

Acervo Café Frio disse...

Entendi a conversa, e creio que esta volta de 360 causará boas energias (coisa hippie)
mas eu torço sempre por isso...
Grande abraço

Anônimo disse...

eu acho que esses momentos são surreais, são magníficos... o cara cria até coragem.

conversamos sobre isso no cristal. a gente sabe. haha

e eu repito que achei a analogia a cara da intenção do texto

o Jão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
o Jão disse...

"Se pegássemos uma caixa, por exemplo, arrumássemos objetos dentro dela, fechássemos e virássemo-la 360° e, por fim, a abríssemos, os objetos ainda estariam no mesmo lugar, porém, de forma diferente."

perfeito!

belo texto benaduce

Liana Coll disse...

eu me lembro que uma vez conversávamos sobre essas voltas e reviravoltas..
disse que nesses momentos é que nos fortalecemos, pois precisamos criar mil e um artifícios de superação (papo de auto-ajuda, hahaha.. mas é verdade)
não que as fases complicadas sejam melhores, bem capaz. mas é que elas que tiramos o crescimento maior.
e estamos aí bena.. ontem, hoje e amanhã, sim.
um beijãao.

Felipe Severo disse...

"Se pegássemos uma caixa, por exemplo, arrumássemos objetos dentro dela, fechássemos e virássemo-la 360° e, por fim, a abríssemos, os objetos ainda estariam no mesmo lugar, porém, de forma diferente."

A melhor passagem curta que já li nesse blog!

Parabéns, Bena!