quinta-feira, 5 de junho de 2008

Amizade

Advertência: O meu humor hoje não está lá essas coisas (se você pensou "e o que eu tenho a ver com isso" vá ao diabo que lhe carregue desde já) como vocês já devem ter percebido, portanto não garanto que o meu "artigo" não vá soar ofensivo para alguém(s) (e podem apostar que eu estou pouco me importanto se isso acontecer).

Devido a alguns fatos recentes (não se gastem perguntando, eu não pretendo dizer o que foi) eu me parei para refletir o que é a amizade, o porque dela e, pricipalmente, para onde ela leva. Desnecessário dizer, não cheguei a lugar algum, com excessão talvez da melancolia (e se alguém ainda insiste em me criticar mentalmente, vá pentear macacos). Tenho que começar por algum lugar, vou escolher na ordem que eu citei acima. "O que é a amizade?" é algo que muita gente deve ter se perguntado uma infinidade de vezes e eu não sou a excessão da regra. Companheirismo, ajudar quando o outro precisa de auxílio, tanto de natureza afetiva quanto profissional ou até existencial, mesmo que essa ajuda não seja mais do que dar um ombro ao pranto, ouvir em silencio ou mesmo arriscar um conselho ou dizer uma verdade que o outro não quer ouvir. Esse é um conceito bem pessoal, como não poderia deixar de ser, e cada um pode ter algo a acrescentar, até a retirar mas em linhas gerais eu duvido que qualquer pessoal venha a contestar o que escrevi. O segundo ponto é o "porque da amizade", me desculpem a vulgaridade mas se alguém tem alguma dúvida quanto ao fato de que precisamos tanto de amigos quanto de oxigênio, vamos sentar e discutir seu futuro como deficiente mental. Em resumo pode-se dizer que as mesmas coisas que eu citei como definição de amizade, as pessoas, todos nós, precisamos de amparo as vezes por mais que digamos que somos auto-suficientes. Finalmente, "aonde a amizade leva?", que afinal era o ponto onde eu queria chegar desde o início. Eu costumo dizer aos quatro ventos que eu não crio esperanças com nada, isso é verdade. Mas se vocês estiverm pensando o porque de eu estar mal, parabéns, acharam o meu calcanhar de aquiles. Não é fácil se aproximar de mim de verdade porque uma vez que uma pessoa faz isso ela facilmente pode me derrubar. Por mais que isso tenha sido exposto na 1ª pessoa, é uma constatação bem genérica, creio que muita gente pense assim. Mas no fm das contas, até onde podemos confiar nas pessoas, até onde podemos confiar nossas vidas, o âmago do nosso ser, a outrem? Como eu coloquei anteriormente, não podemos viver solitarios, então qual a medida, até onde podemos levar uma amizade e quem são os verdadeiros amigos? Se alguém souber essas respostas, por favor me conte.
Não que interesse a alguém, mas o nome do meu blog é uma parte da denominação da minha turma de amigos.
PS: não quero piedade (se você pensou isso, vão a merda)
Guilherme Benaduce

6 comentários:

Anônimo disse...

E depois de divagarmos quanto ao que a amizade é e quanto a quem são nossos amigos, chegamos à conclusão de que estamos sozinhos no mundo. E, se ainda não estivermos, um dia estaremos.

Essa certeza não exclui a nossa necessidade de amizade, assim como a certeza da morte não exclui a vontade de viver.

Bravo, Benaduce (isso não é piedade)!

Dudu disse...

Se estamos todos SOZINHOS no mundo, não estamos sozinhos JUNTOS? oO

Ananda Muller disse...

Benaduce, muito bom... forte, áspero, muito bom.

Anônimo disse...

tu é ácido hein benaduce! hueuhue mas é muito bom. mais um pra lista dos adorados. ótimo texto.
mas acho, que assim como tu, pensar muito em amizade é colocar a experiência de lado. amizades são diferentes né, peculiaridades aos montes. adorei o texto, mas realmente, pensar em amizade não ajudar a vive-la.
vamos viver né? ^^ sem expectativas. apenas com 'vontade'.

Felipe Severo disse...

"...me desculpem a vulgaridade mas se alguém tem alguma dúvida quanto ao fato de que precisamos tanto de amigos quanto de oxigênio, vamos sentar e discutir seu futuro como deficiente mental."


Benaduce, esse trecho tem a tua cara, bem irônico...

É um daqueles textos que te deixam desconfortáveis ao acabar de ler... Você pensa: "será que tenho amigos de verdade?"... "Será que sou um bom amigo?"...

E essas interrogações só podem ser respondidas dentro da cabeça de cada um...

Pra pensar...

Benaduce disse...

pois é, pois é.. eu tava bem confuso em relação aos meus quando escrevi..